A desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivana David esteve no Link Record News e falou sobre a guerra entre facções criminosas no Brasil e o desafio para combate-las. Ivana analisou ainda, as causas do massacre no presídio de Manaus, que deixou 56 mortos.
Pedro Leão, Zacarias Pagnanelli, Lidiane Shayuri e Ivana David |
Crédito: Beatriz Quintas |
A desembargadora, acredita que o grande desafio da polícia judiciária é indicar e identificar a liderança dessas facções e as pessoas que eventualmente usam ou lavam o dinheiro do tráfico de entorpecentes, e por determinação judicial ir bloqueando as contas, até travar financeiramente a movimentação do crime organizado, como aconteceu na Itália, resultando no fim da máfia.
— Há toda uma logística de empresa e de lavagem de dinheiro por trás de toda essa estrutura que é o tráfico de drogas. Espera-se que a diminuição de trânsito de dinheiro faça com que a facção vá diminuindo. E continua:
— Se existir uma junção de estrutura de segurança, saúde, educação e emprego para população, eles não vão para o crime. E se forem e existir um sistema de investigação de polícia judiciária séria, esse sim é o caminho certo para acabar o crime.
Confira a entrevista: