O outono nos proporciona, além de temperaturas mais amenas, flores e plantas belíssimas para colorir e alegrar os dias mais frios. Ainda que a temporada das flores seja a primavera, os meses de abril, maio e junho são responsáveis pelo clima ideal para florações de encher os olhos.
As flores de outono são bonitas, coloridas e mais resistentes ao clima frio, o que as mantém viçosas por mais tempo, garantindo charme e calor ao jardim ou a decoração da casa. Flores como as camélias, as orquídeas, a sálvia e a gérbera proporcionam verdadeiros espetáculos visuais nessa época do ano. Aliás, muito usadas em coroa de flores e decorações.
Rosas e quaresmeiras, que florescem mais de uma vez ao ano, também se fazem presentes no outono, acrescentando ainda mais encanto e beleza a essa estação.
A camélia é originária do Japão e, por ser habituada a climas mais frios, precisa do outono para florescer, mas conserva sua folhagem verde por todo o ano.
As quaresmeiras crescem melhor quando plantadas diretamente no solo: tornam-se árvores frondosas e chegam a florir mais de uma vez ao ano.
Para arranjos, as mais duráveis são a estrelícia, o lírio branco e a íris, fáceis de serem encontradas e mantidas viçosas nos vasos por mais tempo. Alguns cuidados são necessários, como o corte transversal no caule a cada dois dias, a troca diária da água e a eliminação das pétalas secas para manter o colorido das flores.
Para que as flores de outono durem toda a estação, é importante manter as plantas em lugares arejados e com incidência de luz moderada e só regá-las quando o solo ou os vasos começarem a secar, evitando molhar as folhas e as flores – nesta época a incidência de fungos aumenta. Se necessário, use as mãos para checar a umidade da terra.