Notícias -

História de Holambra

24 de Maio de 2022

Fundado em 27 de outubro de 1991, Holambra é um dos dezenove municípios que integram a Região Metropolitana de Campinas, no Estado de São Paulo. Seu nome - junção das palavras Holanda, América e Brasil - foi dado em virtude da colônia neerlandesa que se firmou na antiga Fazenda Ribeirão (gleba em que foi instituída a cidade). Uma cidade que abastece as floricultura de flores e coroa de flores de todo o Brasil.

Em consequência da devastação causada pela Segunda Guerra Mundial, o governo neerlandês (ou holandês) estimulou a imigração de parte da população - especialmente para a Austrália, o Brasil, o Canadá e a França. O Brasil, no entanto, foi o único país a permitir a vinda de grandes grupos de católicos.

Com consentimento do governo Neerlandês, a Associação Neerlandesa dos Lavradores e Horticultores Católicos enviou uma comissão para o Brasil para coordenar a imigração de holandeses e para fixar um acordo com o governo brasileiro.

Um grupo de aproximadamente quinhentos imigrantes, provenientes da província Brabante do Norte, imigraram para o Brasil e estabeleceram-se na Fazenda Ribeirão. Eles fundaram, em 14 de julho de 1948, a colônia Holambra I e a Cooperativa Agropecuária Holambra, com o objetivo de produzir leite e laticínios. Como o gado holandês trazido pelos imigrantes foi dizimado por doenças tropicais, eles optaram pela suinocultura e a criação de galinhas.

Com a vinda de um novo grupo de imigrantes holandeses em 1951, teve início o cultivo de flores com a produção de gladíolos - cultura expandida entre 1958 e 1965.

Em 27 de outubro de 1991, 98% da população votou favoravelmente à emancipação da colônia, dando a Holambra a autonomia de município. Sete anos mais tarde, a Assembleia Legislativa de São Paulo concedeu à cidade o título de Estância Turística.

Por muito tempo, Holambra se destacou por ter o sétimo melhor índice de qualidade de vida do Brasil, e também o melhor índice de segurança do país. Com mão-de-obra qualificada no setor agrícola, o município é o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina, além de sediar anualmente a maior exposição de flores entre os países latino-americanos: a Expoflora.

https://www.coroas24horasbelohorizonte.com.br

Comentários
Assista ao vídeo
Mais acessadas