Viver - Mundo Pet

Especialista fala sobre tendência de consolidação do mercado de pet shops PME

31 de Agosto de 2022

Grandes redes tentando dominar o mercado, o que vem preocupando quem está à frente dos pequenos negócios; saída é formar sociedades para se fortalecer

O mercado pet brasileiro encerrou o ano de 2021 com um faturamento de R$ 51,7 bilhões, segundo dados do Instituto Pet Brasil. Isso porque o que não falta por aqui são pet shops: são mais de 40 mil lojas, sendo que metade delas (48,4%) são pequenas empresas, com até 19 funcionários. Mas, claro, existem grandes redes tentando dominar o mercado - o que vem preocupando quem está à frente dos pequenos negócios. 

“Existe uma tendência de consolidação do mercado de pet shops PME (Pequenas e médias empresas) para evitar que sejam levados pelo tsunami causado pela movimentação das grandes redes”, afirma Ricardo de Oliveira, apresentador do reality show Operação Pet Shop e especialista do setor. Segundo ele, é fundamental somar habilidades e conhecimentos para se fortalecer em um cenário como este.

Ainda segundo dados do Instituto Pet Brasil, o país permanece no top 3 do ranking mundial do segmento, atrás somente de EUA (1º) e China (2º). “Há muito espaço para crescer, já que o brasileiro investe muito nos cuidados e na aparência de seus bichinhos de estimação. Entretanto, para se manter no mercado, é essencial buscar parceiros que complementem sua oferta e tornem o negócio mais completo ou mais especializado. É preciso oferecer diferenciação”, acredita o especialista.

Segundo Oliveira, muitos proprietários de pet shops ainda têm medo de formar sociedade e se deixam levar por crenças limitantes. “São empreendedores que preferem morrer sozinhos do que fazer associação, por crer que ter uma sociedade é algo negativo. Mas isso não é verdade”, reforça.

O Especialista do setor e apresentador do Reality Operação Pet Shop lembra ainda que há muitas oportunidades para quem se organizar. Só nos primeiros três meses da pandemia, a organização não governamental União Internacional Protetora dos Animais (UIPA) registrou um crescimento de 400% na procura por cães e gatos para adoção. “Os tutores passaram a ter mais tempo com os seus amigos, o que incentivou o consumo. E isso só tende a aumentar”, conclui Oliveira. 

Sobre o Operação Pet Shop

O Operação Pet Shop é o primeiro reality show para pet, criado pelos especialistas Samuel Castro e Ricardo de Oliveira, que prometem mudar desde o layout de loja até a gestão dos processos internos. O programa conta com mais de 8 patrocinadores e espera atingir, na primeira temporada, 2 mil inscritos. 

Comentários
Assista ao vídeo
Mais acessadas