Business -

Tokenização de precatórios: como a tecnologia blockchain pode auxiliar este setor

20 de Maio de 2023

 

A Bitfy visa reduzir a burocracia e a morosidade do sistema, fornecendo mais opções de financiamento para os titulares de precatórios

noticia Tokenização de precatórios: como a tecnologia blockchain pode auxiliar este setor

Precatórios são títulos de dívidas emitidos pelo estado, a favor de uma pessoa ou instituição que tenha ganho uma ação judicial contra o governo, tanto nos âmbitos municipal, estadual ou federal. Segundo projeção anunciada em 2022, pelo Ministério da Economia, o teto para os pagamentos em 2023 é de R$ 32,72 bilhões.

E para auxiliar neste processo, que por muitas vezes é burocrático, um aliado tecnológico pode ser a solução para quem precisa receber os valores a serem pagos pelo estado: a blockchain. A ferramenta pode ser utilizada para realizar a tokenização de precatórios, permitindo que o titular do precatório possa negociá-lo de uma forma fácil e rápida.

"Com a tokenização de precatórios, podemos dar um passo importante para trazer mais eficiência e liquidez para esse mercado. A tecnologia blockchain permite criar um registro seguro e imutável de todas as transações, o que pode ajudar a reduzir a burocracia e a morosidade do sistema. Além disso, a tokenização pode tornar o processo de obtenção de recursos mais acessível e menos burocrático para os titulares de precatórios, o que pode beneficiar toda a sociedade" comenta Lucas Schoch, CEO da Bitfy.

A Bitfy, um hub tecnológico que oferece soluções de Blockchain as a Service, entende que este mercado tem um grande potencial para se desenvolver na blockchain. A empresa tem se preparado para realizar a tokenização destes ativos, uma vez que os precatórios são um dos setores mais afetados pela morosidade do sistema judiciário e pela burocracia.

“Isso pode ser especialmente útil para os titulares de precatórios que precisam de recursos imediatos para financiar projetos ou pagar dívidas. Além disso, a tokenização pode ajudar a reduzir o risco de fraudes, uma vez que os tokens podem ser negociados livremente no mercado, permitindo que os titulares vendam seus direitos a terceiros dispostos a assumir o risco”, ressalta Lucas Schoch.

Ao facilitar a negociação de precatórios, a tokenização pode ajudar a estimular o mercado e a aumentar a liquidez desse ativo. Além disso, essa tecnologia pode tornar o processo de obtenção de recursos mais acessível e menos burocrático para os titulares de precatórios, o que pode beneficiar toda a sociedade.

Além de poder tokenizar precatórios, a Bitfy tem atuação em qualquer segmento do mercado, como Banco e Finanças, Agências de Propaganda e Entretenimento. Seu portfólio de soluções permite, também, o desenvolvimento de inúmeros projetos com aplicação da blockchain, como por exemplo criação de carteiras de criptomoedas e NFTs.

Sobre a Bitfy

Fundada pelo CEO Lucas Schoch, a Bitfy é um hub tecnológico que oferece soluções de Blockchain as a Service. Sendo investida pelo Banco do Brasil, a startup disponibiliza seu produto, o BAAS, uma solução de infraestrutura como serviço, desenvolvido através de tecnologia proprietária ao longo de 10 anos, oferecendo soluções  one-stop-shop que abstraem a complexidade para criação de ativos digitais, com interação e monitoramento de múltiplas blockchains.

Comentários
Assista ao vídeo
Mais acessadas